Share article:

O que é dropshipping? - o mais completo guia para iniciantes

  • system
  • 2023-04-08 18:01:39
  • 1 min read
  • 0 views

Updated: 2023-04-10 16:33:09

Frequentemente ouve dizer a palavra Dropshipping ao visualizar vídeos do e - comércio na Youtube? Portanto o que é dropshipping?

Dropshipping é uma forma do negócio varejista. O varejista recebe pedidos de clientes mas não mantém depósito. Em vez disso, os pedidos e os seus detalhes de envio são transferidos para um fabricante, um fornecedore, outro varejista ou um centro de atendimento, os quais depois enviam os produtos diretamente para clientes. Enquanto tal, o varejista encarrega - se do marketing e da venda de produtos, mas não se responsabiliza pela qualidade de produto, estoque, gestão do inventório ou envio. Isso elimina custos da manutenção dum armazém e da constatação de funcionários necessários para tais funções.

 

No entanto, o conceito do dropshipping provavelmente ainda está ambíguo para alguns iniciantes. Por isso, o seguinte conteúdo responderá questões que pode ter em relação ao dropshipping, incluindo:

 

Como o dropshipping exatamente funciona?

Quais são as vantagens e desvantagens do dropshipping?

Como começa fazer dropshipping?

Quanto custa para começar um negócio de dropshipping?

Vale a pena o dropshipping em 2023?

Outras questões sobre dropshipping.

 

Se você está interessado em dropshipping e quer aprender mais sobre o modelo de comércio antes que comece. A seguir o texto definitivamente ajudará - o a evitar desvios. Vamos mergulhar no artigo com as perguntas.

 

Como o dropshipping exatamente funciona?

 

A explicação do Dropshipping

 

Pense o dropshipping como um processo com três passos:

O cliente faz um pedido e paga - lhe 200 reais ( preço do produto )

Você envia o pedido para o fornecedor e paga 150 reais ( preço do atacado)

O fornecedor envia o produto para o cliente e você mantém 50 reais ( valor do lucro )

 

Há três papeis importantes no processo de dropshipping: Cliente, A sua loja, Fornecedor

 

Fornecedores - após ter selecionado produtos de potência alta para vender na sua loja de dropshipping, irá buscar ajuda de fornecedores na AliExpress ( a mais popular plataforma do e - comércio para dropshipping ) ou de agentes de dropshipping para colaboração.

 

A sua loja - a seguir tudo você precisa de fazer é estabelecer a sua própria loja de dropshipping com produtos de potência alta já selecionados mais cedo e empreender uma propaganda para impulsionar as vendas.

 

Clientes - uma vez que um cliente faça um pedido na sua loja, você envia as detalhes do pedido para o fornecedor parceiro ou o agente de dropshipping. Depois eles enviarão o produto diretamente para o cliente de acordo com as informações do pedido.

 

As vantagens & desvantagens do dropshipping

 

Vantagens do dropshipping

 

É fácil estabelecer uma loja de dropshipping

É muito fácil lançar a sua primeira loja de dropshipping online desde que tenha descobrido produtos potenciais para dropshipping. Com ferramentas como Shopify, pode completar o estabelecimento básico da loja em algumas horas. Depois somente precisa de aperfeiçoar a sua loja continuamente baseando na circunstância do comércio futuro. Tendo em vista que você não tenha necessidade de manter inventório, pode testar vários produtos sem assaltar o banco.

 

Não precisa de manter inventório ou enviar produtos a si próprio

Um dos maiores benefícios do dropshipping é que não se precisa de gastar tempo em embalagem, envio e gestão de inventório. Haverá um fornecedor terceirizado, fabricante ou agente de dropshipping que prestem atenção na embalagem, envio, inventório ou até assuntos pós-venda do produto. Portanto, pode focar mais no marketing da loja. No entanto, convém prestar mais atenção na qualidade e tempo de envio do produto.

 

Dropshipping é fácil para escalar

Com o desenvolvimento do seu negócio, se quiser escalar a sua venda, a única tarefa que precisa de fazer é inverstir mais no seu marketing para atrair mais clientes. A cadeia de abastecimento não se mudará muito e os custos básicos não subirá rapidamente.

 

Pode fácilmente fazer vendas em todos os lugares do mundo

a vantagem da compra online é que pode comprar artigos dos países de todo o mundo quando está sentado em casa com o seu celular. Como o proprietário duma loja de dropshipping online, trata-se duma pessoa que consegue vender produtos em todo o mundo ao estar sentado em casa porque não precisa de fazer compras e entregas off-line.

 

É flexível para adaptação

Você é o patrão para criar as suas próprias regras e pode trabalhar em casa com somente um portátil. É super conveniente e flexível para fazer um negócio de dropshipping. Pode simplesmente tomar uma decisão de parar vender um produto ou listar novos produtos quando quiser. Por outro lado, a estratégia de marketing pode ser adaptada flexivelmente. Pode até desfrutar renda automática durante um feriado.

 

Desvantagens do Dropshipping

 

 • Margem de lucro baixa

Devido a tantos benefícios do dropshipping, mais e mais pessoas estão derramando no negócio de dropshipping. A competição é implacável. Deve abaixar os preços e margens para obter a possibilidade de promover mais vendas. Porém, se conseguir escolher um niche adequado, clientes - alvo corretos e fornecedores confiáveis, tem a possibilidade de ganhar uma alta margem de lucro. Em niches com pouca competição é capaz de obter lucros altos mas vendas poucas. O que é a razão pela qual muitos dropshippers bem - sucedidos investem tanto na propaganda para impulsionar vendas.

 

À vista disso, para vencer seus oponentes, por um lado, necessita de melhores fornecedores de dropshipping para abastecer produtos de qualidade alta a preços baixos e tempo de envio mais curto. Por outro lado, deve prestar mais atenção ao marketing e otimização da loja para obter mais clientes fiéis.

 

 • Despesa de propaganda suficiente é requerida

Se tenha lido outros artigos ou visualizado vídeos sobre dropshipping antes de ler o texto, eles provavelmente diriam que um dos maiores benefícios de dropshipping era que Dropshipping não requer custos antecipados altos.

 

Para ser honesto, o dropshipping pode não ser tão maravilhoso quanto você pensa. Dropshipping poupa custos de armazenagem e de gestão. Contudo, deve entender que dropshipping é um modelo do e - comércio que deve contar com a propaganda paga devido à concorrência feroz. Porém, a propaganda não é uma habilidade tão fácil de dominar. Custos de propaganda não são baratos. Desta forma, iniciantes de dropshipping definitamente gastarão mais tempo e dinheiro na fase inicial de marketing.

 

 • Dropshipping é um modelo de negócio instável

Dropshipping é instável porque não existem produtos permanentemente bem - vendidos. Por exemplo, suponhamos que está a vender um produto popular, depois alguém repara o produto que esteja a vender através de ferramentas de niche e começa a vender o mesmo produto da sua loja para competir com você. Quando o mercado do produto se torna cheio, o volume de vendas cairá a pique. Não tem outra escolha senão desistir do produto e procurar um outro produto bem - vendido.

 

Em vista disso, se não conseguir encontrar em pouco tempo produtos bem - vendidos, será espremido do mercado por seus concorrentes tornando - se o seu negócio de dropshipping instável.

 

 • Você tem pouco controle sobre a cadeia de abastecimento.

Embora não haja necessidade de lidar com inventório, embalagem ou envio, também implica que tem pouco ou nenhum controle sobre toda a cadeia de abastecimento. A qualidade, tempo de envio, situação de inventório de produto, etc.. Tudo depende dos fornecedores. Quando você colaborar com múltiplos fornecedores, a qualidade e tempo de envio do produto recebido por um mesmo cliente pode ser diferente, que piorará a experiência de compra.

 

 • Pode ser difícil lidar com questões de pós-venda.

Quando os seus clientes tiverem problemas com produtos, entrarão em contato com você primeiro em vez do fornecedor correspondente. Você não tem outra escolha senão comunicar para trás e frente entre os clientes e fornecedores. Mais pior é que, não todos os fornecedores concordam com reembolso ou reenvio. Então com o objetivo de satisfazer os seus clientes, é possível você assumir a responsabilidade de lidar com questões de pós - venda a si próprio.

 

Um agente de dropshipping tem a capacidade de proporcionar melhores serviços que os fornecedores de dropshipping. Vamos tomar SourcinBox como exemplo, é um agente de dropshipping que pode procurar produtos a preços baixos diretamente de fabricantes chineses e exercer inspeção de qualidade unificada e embalagem. Em seguida, eles entregarão os produtos diretamente aos seus clientes através de vários fornecedores de logística com os quais colabram num período de entrega rápido.

 

Eles também fornecem um aplicativo eficiente e gratuito para ajudá-lo a processar os pedidos da loja em lotes. Haverá gerentes de clientes individuais para ajudá-lo a resolver todos os problemas, assumir responsabilidades pós-venda e tornar seu negócio de dropshipping mais fácil e eficiente.

 

Como começar o Dropshipping?

 

Por consequência, após ter aprendido as vantagens e desvantagens de dropshipping, como começar e operar um negócio de dropshipping? Normalmente há 5 passos.

 

Como começar o dropshipping

 

Passo 1: Procura de produto

 

A maior parte do sucesso de dropshipping depende dos produtos que vende. Produtos que consegue atingir grande quantidade de vendas e lucros que normalmente se chamam produtos vencedores. Escolher produtos corretosdará - lhe um efeito multiplicador.

 

Então como julgar se o produto tem potência alta? Pode consultar os quatro padrões seguidos.

 

 • Demanda do mercado alta: produtos que efetivamente resolver um particular problema são habitualmente apoiados por clientes.

Abastecimento do mercado pouco: significa que o produto não está disponível nas lojas normais e somente pode ser adquirido online.

 • Giro: Giros produtos atraem a atenção de clientes e estimulam o desejo de compra deles.

 • Margem de lucro alta: a precificação de produto deve ser pelo menos três vezes o custo do produto. Neste caso, sobram lucros além do custo de marketing.

 

Passo 2: Encontrar fornecedores de Dropshipping

 

Selecionando o produto, o próximo passo é encontrar um fornecedor de dropshipping para o ajudar a processar pedidos diários. O primeiro que muitos iniciantes pensam é encontrar fornecedores confiáveis no AliExpress. É verdade, AliExpress é muito adequado para iniciantes de dropshipping explorarem e avaliarem produtos. Contudo, os meios de entrega que AliExpress fornece são limitados e a entrega geralmente dura mais de um mês. Convém não fazer os seus clientes esperarem por longo tempo.

 

Como um alternativo do AliExpress, SourcinBox poupa – lhe tempo de procurar fornecedores confiáveis. Em vista de que a equipa de SourcinBox procurará diretamente produtos de fabricantes e fornecedores chineses como 1688 e Taobao ( os mesmos produtos como os de AliExpress mas a preços baixos ), depois envia – os para seus clientes por meio da entrega rápida.

 

Passo 3: Estabelecer a sua loja de dropshipping

 

Como já referido mais cedo nas vantagens de dropshipping, a fundação duma loja de dropshipping é muito simples. Muitos dropshippers usam Shopify para estabelecer as suas primeiras lojas de dropshipping dado que Shopify é um programa de sítio que se destina à fundação de lojas do e – comércio. É muito conveniente para listar produtos , ajustar preços de produto, processar pedidos e fornecer descontos de clientes, etc..

 

Em relação a dropshipping, pode ir buscar na loja de aplicativos do Shopifye instalar o app SourcinBox referido mais cedo. Depois pode importar produtos do SourcinBox para a sua loja de Shopify. Os pedidos da sua loja sincronizarão também para o SourcinBox automaticamente, portanto, a equipa do SourcinBox é capaz de processar os pedidos e entregar produtos para seus clientes.

 

Passo 4: Marketing ( gerar tráfego )

 

Há muito pouco tráfico orgânico nas lojas novamente estabelecidas. Vale a pena lembrar que além da triagem de produtos de alta potência, a propaganda é outro fator muito vital para sucesso porque Porque por melhor que seja o produto selecionado, se o vendedor não souber como promovê-lo, ainda é difícil obter sucesso considerável.

 

Então precisa de aproveitar Facebook ads para direcionar tráfego à sua loja. Pode ensaiar o produto primeiro a fim de observar como o mercado reage ao produto, quão alto o volume de venda vai ser na fase de testes, etc..

Além da propaganda paga, também pode distribuir os descontos da sua loja por meio de email, Youtube, Ins, Tiktok ou algumas outras redes socais.

 

Passo 5: Maximizar a escala

 

Como um empreendedor, a primeira tarefa trata-se de obter mais vendas e lucros. Desde que o produto seja definido como o produto vencedor que estamos a procurar, deve formular uma estratégia de marketing para expandir os fluxos de renda. Tomando como exemplo o atendimento a cliente, é favorável contratar um assistente para o ajudar no atendimento a cliente. Desta forma, pode gastar mais tempo na optimização de estratégia de propaganda com o objetivo de aumentar o volume de venda com custos de propaganda a nível mais baixo.

 

Adicionalmente é hora de mudar para melhores fornecedores e serviços de atendimento de pedidos. Se você ainda não tenha experimentado o SourcinBox, é aconselhável tentá-lo. Você pode entregar com segurança toda a cadeia de suprimentos para a equipe SourcinBox e se concentrar melhor no marketing da sua loja. Além disso, os preços, métodos de envio e atendimento ao cliente fornecidos pelo SourcinBox podem economizar muito tempo e custos.

 

Quanto custa começar um negócio de dropshipping?

 

A tabela a seguir mostra os principais custos para iniciar uma loja de dropshipping.

 

Custos para começar dropshipping

 

De acordo com a tabela, o custo mínimo de Start-up é:

FindNiche+SourcinBox+Shopify+Facebook Ads+Others

=$1+$1000+$55=$1056

Também pode tentar investir mais em propaganda e melhor ferramentas se tiver mais orçamento

 

Dropshipping ainda vale a pena em 2023?

Se você esteja a pensar o que pode fazer em 2023 para ganhar mais dinheiro, Dropshipping, não há dúvida, ainda é uma maravilhosa opção agora. Além dessas vantagens citadas, precisamos de dar uma olhada nas circunstâncias do e-comércio do Brasil.

 

Antes de mais, o Brasil tem sido um mercado com significativo potencial de dropshipping desde o surgimento da forma inovadora do e-comércio, ocupando 30% da participação da indústria latino-americana. As vendas de comércio eletrônico no Brasil aumentaram 27% em 2021, atingindo R$ 183 bilhões (US $33,8 bilhões). O Statista Consumer Market Outlook estima que a receita do comércio eletrônico no Brasil crescerá para US$ 86,53 bilhões em 2025. Desta forma, ficamos confiantes em desenvolver o negócio no mercado tão cheio de oportunidades.

 

Em segundo lugar, não há necessidade da manutenção de estoque e variedades de produtos e viabilidade de montar uma loja virtual para começar dropshipping com pouco capital até hoje são duas caraterísticas vitais que atraem inúmeros empreendedores a investir e se dedicar a dropshipping. Em últimos anos, o Brasil ainda tendo menos concorrência que os países norte-americanos e europeus oferece mais oportunidades a dropshippers . Não só para quem quer vender no interno, mas também para quem tem a vontade de vender para fora do Brasil.

 

Afinal de contas, se vale a pena fazer dropshipping depende mais de você mesmo. Se você se prepare a divulgar produtos a moda somente para destinos ao seu redor e quiser se tornar um milionário durante uma noite, o dropshipping não se adapta a si. Contudo o negócio é ideal para quem quer mergulhar nos maiores e promissores mercados e se concentrar em Marketing e no atendimento ao cliente.

 

O que acima quer dizer que ao colocar na balança se vale a pena fazer dropshipping, não apenas tome em consideração o meio ambiente e as vantagens e desvantagens do dropshipping, mas ainda deve pensar bem se você é apto para o fazer.

 

Outras perguntas sobre dropshipping.

 

 •O dropshipping é legal?

 

Muitos iniciantes podem ter essa dúvida porque nunca ouviram falar de nenhum negócio de comércio eletrônico que permita que os vendedores comecem sem manter estoque ou frete, o que parece falso. Além disso, o dropshipping costuma ser descrito como o “segredo” para ficar rico rapidamente, o que soa como uma farsa.

 

De qualquer forma, o dropshipping é definitivamente um modelo de negócio 100% legal.

 

Na verdade, o Dropshipping é essencialmente um conjunto de métodos de gerenciamento da cadeia de suprimentos. O vendedor será responsável pelas vendas anteriores e pelo atendimento ao cliente, e o fornecedor cuidará de todo o trabalho subsequente de embalagem e entrega do produto. Este processo não contém nenhuma atividade ilegal.

 

Ao escolher um fornecedor, você deve garantir frequentemente que é um fornecedor confiável. Se um fornecedor errado for selecionado, o cliente pode receber produtos inferiores, o tempo de entrega será "extremamente lento" etc. A consequência é que o número de críticas negativas e reembolsos aumentará drasticamente.

 

 • Como encontrar o melhor nicho para dropshipping?

 

Encontrar o melhor nicho de dropshipping é sempre uma das partes mais importantes de todo o processo de dropshipping. Mas só é possível encontrá-lo com a ajuda de ferramentas e experiências, porque ninguém sabe exatamente qual é o melhor nicho.

 

Mas as seguintes categorias definitivamente não são adequadas para dropshipping:

 

 • Produtos que precisam de ser verificados com cautela antes de compra; equipamento eletrônico complexo, tênis, roupa sofisticada, etc..

 • Produtos que possibilitam assuntos legais e detenções: faca, apetrechos de pesca, espingardas, arcos, flechas, etc.

 • Produtos que facilmente serão danificados durante a entrega: vidro frágil, porcelana, alimento, etc..

 • Produtos superdimencionados ou com peso superior ao considerado normal: este tipo de produto talvez têm problemas de entrega imprevistos

 

Como escolher o melhor fornecedor de dropshipping?

 

Procurar um fornecedor confiável também é uma questão que requer experiência e habilidades.

Ao selecionar um fornecedor, lembre de fazer as perguntas próximas:

 • Se produtos são abastecidos em primeira mão

 • O fornecedor requer um MOQ

 • Se o fornecedor fornece as imagens originais do produto?

 • o processamento de produto dura quanto tempo?

 • Como funciona a política de devolução e reembolso?

 • O fornecedor pode oferecer alguns descontos?

 

Se você tiver alguma dúvida adicional sobre dropshipping ou como ele funciona? Nos pergunte e deixe comentários!

 

sign up for freecontact us

Leave a comment

Log in to leave a comment.

    Ready to get started?

    It only takes a few minutes